quarta-feira, 23 de março de 2016

Resenha: Por Lugares Incríveis


E aí galera, tudo bem?
Sei que o blog anda meio (completamente) sumido, mas estou querendo voltar com ele aos poucos, e hoje, vim trazer para vocês a resenha de um livro que é um amorzinho: Por Lugares Incríveis.

Nome: Por Lugares Incríveis
Autor(a): Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Número de páginas: 335.
Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Quando Theodore Finch conhece Violet Markey em circunstâncias nada usuais, surge uma amizade única entre os dois. Cada um com seus próprios traumas e sofrimentos, eles se juntam para fazer um trabalho de geografia e acabam descobrindo muito mais do que lugares incríveis no estado onde moram: a vontade de salvar um ao outro e continuar vivendo."
Por Lugares Incríveis conta a história de dois jovens que se conhecem no topo da torre da escola onde estudam prestes a se jogar de lá. Ela, Violet Markey que aparentemente tinha uma vida perfeita, amigos populares, pais que se importavam com ela e um futuro promissor. Violet gostava muito de escrever e tinha uma revista online com sua irmã Eleanor, que morreu em um acidente de carro. Por se sentir culpada pelo acidente da irmã, Violet  para de escrever, se afasta de todos e busca um modo de como seguir sua vida após a tragédia, e conta os dias para que as aulas acabem e ela possa finalmente ir embora da cidade onde mora.
Ele, Theodore Finch, o rapaz que faz o que estiver com vontade de fazer, e encara um personagem diferente a cada semana. Por causa de sua personalidade nada comum, acaba se tornando o esquisito da escola e chamado por todos de "aberração". Já não bastasse os problemas na escola, Finch tem que lidar  com inúmeros e longos períodos de depressão, uma família que não liga para ele e um pai violento. Por se sentir deslocado de tudo e de todos, Finch está constantemente buscando novas formas de suicídio, e é em uma de suas tentativas de se matar que ele conhece Violet também prestes a se matar.
Um ajuda o outro a sair dali e se juntam para fazer um trabalho de geografia que consiste em conhecer lugares incríveis no estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem ele possa ser ele mesmo, em quem pode confiar, encontra alguém que se importa com ele, e Violet deixa de contar os dias e passa a vive-los de verdade.

O livro é todo narrado em primeira pessoa, onde os capítulos se intercalam entre Theodore e Violet, são capítulos super curtinhos e de fácil leitura. 
O mais legal, é que no final do livro, a autora conta um pouco sobre algo que aconteceu com ela e o que ela sabe a respeito de suicídio pois  houve um caso com uma pessoa próxima a ela.
Por Lugares Incríveis é o tipo de livro que nos faz pensar um pouco mais na vida, nas outras pessoas e rever algumas de nossas atitudes, pois muitas vezes julgamos, ou falamos mal de alguém, lançamos palavras contra pessoas sem nem ao menos conhecer, sem saber seus problemas, suas guerras internas, seus pensamentos, e não paramos para pensar no quanto aquilo pode fazer mal apara a pessoa, no quanto aquilo pode machucar, ou que exista algum motivo para ela ser daquele jeito e só está procurando alguém que a escute, abrace, conforte, ajude ao invés de julgar e falar mal.
Vamos amar mais e julgar menos, estender a mão antes de falar qualquer coisa, buscar entender, conhecer e ajudar as pessoas e seu modo de ser ou de viver antes de julgar.

Super recomendo a leitura, e vou deixar com vocês algumas frases que me chamaram a atenção ou que me tocaram no livro.

"Não sou perfeita. Tenho segredos. Sou uma bagunça. Não só o meu quarto, mas eu mesma. Ninguém gosta de bagunça."

"Amo o meu quarto. O mundo é melhor aqui do que lá fora, porque aqui sou quem eu quiser. Sou uma autora brilhante. Posso escrever cinquenta páginas por dia e nunca fico sem palavras."

"Aprendi que existem coisas boas no mundo se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo."

"Agora tudo o que vejo é uma garota morrendo de medo de viver. (...) Você precisa retomar as rédeas. Ou vai ficar em cima do parapeito que construiu para si mesma para sempre."

"Ao que parece, crescer trinta e cinco centímetros é fácil, o difícil é conseguir crescer para além de um rótulo. E é por isso que é mais vantajoso fingir ser como todo mundo, mesmo sabendo desde sempre que somos diferentes."

"Aprendi por experiência própria que a melhor coisa a se fazer é não falar o que realmente pensamos. Se não falamos nada, as pessoas concluem que não estamos pensando em nada além do que deixamos que elas vejam."

"Uma corrente de pensamentos passa pela minha cabeça como uma canção grudenta, de novo e de novo, sempre na mesma ordem. Sou defeituoso. Sou uma fraude. Sou impossível de amar."

"Chorei um pouco, mas na maior parte do tempo estou vazia, como se o que me fizesse sentir e sofrer e rir e amar tivesse sido removido cirurgicamente, me deixando oca como uma concha."

"Você me faz adorável, e é tão adorável ser adorado por aquela que adoro..."

Enquanto lia o livro e fazia essa resenha, me lembrei da música Ame mais, Julgue menos da Marcela Taís, e vou deixar aqui para vocês escutarem. 


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado, e se puderem, leiam o livro vale muito a pena.

Beijinhos e até a próxima ♥

0 comentários:

Fan Page

Search

Faça Parte!