segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Manual de profissões: Artes Visuais

Feliz dia Nacional das Artes!!!
O Manual de Profissões tinha que falar de Artes Visuais em um dia assim, correto?
O que é?
As Artes Visuais envolvem diversos recursos e formas de expressão. Por meio de desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, filmadoras, máquinas fotográficas, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas, o artista busca representar o mundo real ou o seu imaginário.
Assim, o campo de atuação nas Artes Visuais é amplo. O bacharel da área tem preparo para exercer as funções de direção de arte, animação, planejamento e execução de cenários, videografismos e maquetes, para cinema, teatro, televisão e vídeo. Também pode criar ilustrações, histórias em quadrinhos, cartuns, capas de livros, fazer editoração e diagramação em empresas jornalísticas e de mídia impressa, trabalhos com DVD, multimídia e sites de internet em produtoras de mídia eletrônica.

Curso:
Durante todo o curso, as noções práticas próprias à experimentação artística e ao ensino-aprendizagem de artes são associadas às abordagens teóricas, históricas e críticas. A produção artística está presente em disciplinas sobre artes tradicionais – como desenho, pintura, gravura, cerâmica e escultura – e artes emergentes – fotografia, cinema, animação, televisão, vídeo, design gráfico e de produto, multimídia, web art, instalação, escultura sonora, performance e arte do corpo.
Os estágios obrigatórios de licenciatura e de bacharelado oferecem possibilidades de vivência e contato com a realidade de mercado. Os trabalhos de conclusão de curso, que sintetizam toda a formação do aluno, acabam constituindo seu portfólio para inserção no mercado de trabalho.

Duração média: 
4 anos;

Outros nomes:
 Arte (educ. art.); Arte e Mídia; Arte; Artes (anim. gráf.); Artes Aplic.(ênf. em cerâmica); Artes Plást.; Artes; Artes Vis. e Tecnol. da Imagem; Belasartes; Educ. (artes vis.); Educ. (educ. art.); Educ. Art.; Escult.; Expressão Gráf.; Grav.; Pint.

Mercado de Trabalho:
A área de atuação é muito ampla para o profissional que acompanha o perfil pedido pelo mercado. "O mercado vem absorvendo muito o profissional que tem criatividade e capacidade de resolver questões visuais", diz Flavio Shimoda, coordenador do bacharelado em Artes Visuais da PUC-Campinas. Segundo o professor, a indústria absorve a maior parte dos profissionais, que são chamados para fazer a confecção de objetos, criar estampas, renovar uma linha de produtos, tornando uma marca mais competitiva diante da concorrência. Outro campo de trabalho, mais tradicional, é o dacomunicação. Nele, o artista visual atua como designer gráfico ou ilustrador. Editoras, agências de publicidade ou de criação e desenvolvimento de sites contratam o profissional.

Salário inicial:
 R$ 1.187,00 (professores da Educação Básica pública, por 40 horas semanais); fonte: Ministério da Educação.

Espero que tenham curtido o post, curtam a page e sigam o twitter.

0 comentários:

Fan Page

Search

Faça Parte!