quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A Origem do Mangá


Olá pessoas, hoje vou falar da origem do mangá, principalmente pela razão de que muitas pessoas que não sabe o que é, e vê muitos outros amando os mangás e não entendendo o por quê e o que é, então vamos ao post.
Mangá é o termo pelo qual chamamos a arte sequencial japonesa. No japão, mangá é usado em referência a qualquer história em quadrinhos.

Reza a lenda e fontes documentarias que essa arte surgiu muito tempo atrás no Oricom Shohatsu, teatro de sombras, que percorria os vilarejos no período feudal, contando lendas por meio de fantoches.

Mais tarde essas lendas foram transferidas para rolos de papel (emakimono), junto de ilustrações. Se lia o rolo desenrolando aos poucos a história, dando sequência na narrativa. Depois os rolos foram substituídos por livros e chegaram ao formato que hoje conhecemos.

O mangá tem origem no período Nara (séc. IV d.C.). Os emakimonos existentes até então eram adaptações de obras chinesas. Pouco tempo depois (por volta de meio século) apareceram obras de caráter totalmente japonês. Genji Monogatari Emaki é um dos exemplares de emakimono mais bem conservado no estilo japonês e que conta a lenda de Genji. A autoria é atribuída ao místico (Bonzo) Kakuyu Toba, guardado no templo de Kozan-ji . É nesse período que o mangá começa a tomar a forma de narrativa que vai influenciar o mangá moderno.

Mas é no período Edo que o termo “Mangá” foi inventado. Pode-se escrever mangá, em japonês, das seguintes formas: Kanji , Hiragana , Katakana  e Romaji que é a transcrição da fonética japonesa para o alfabeto latino (romano = romaji).
Mangá expressa a idéia de um desenhos espontâneo.
Os traços, os olhos arregalados e as narrativas mais comuns aos leitores hodiernos só surgiram no século XX sob influência da artes sequenciais americana e europeia. Mais precisamente, o responsável pelas expressões exageradas é Osamu Tezuka, que foi influenciado pelos cartuns ocidentais para criar o traço mais conhecido do mangá.
Acham o Osamu parecido com o Jackie?
O mangá é parte da cultura japonesa, se encontra pessoas lendo mangás rotineiramente. Existem histórias para todos os públicos, independente da idade ou classe social.
Gêneros de mangás:
De brinde dá pra usar as palavras Shojo, Seinen, Redisu, Shonen e Gekiga para xingar, mesmo que só signifique o gênero.

Ao contrário do Brasil, no Japão, as histórias são impressas em papel jornal e descartadas após o uso, só o tonkohon, republicação em formato livro, é colecionável. Normalmente são os tonkohons que chegam ao Brasil.
Haha, mangás não é só para crianças!
São para todas as idades, é normal ler por aí (no caso no metrô), é como ler livros, só que é só desenhos (desenhos divinos :3 )
Agora, quem é que desenha os mangás? Os mangákas! Sim, são eles que trazem toda essa magia do desenho japonês para nossa cultura.
Então espero que tenham curtido o post, se você não conhecia a história do mangá, espero que tenha tirado suas dúvidas :)
Curtam a page e sigam o twitter 

0 comentários:

Fan Page

Search

Faça Parte!