quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Manual de profissões: Análise e Desenvolvimento de Sistemas


E hoje o Manual de Profissões vai falar de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O que faz?
O profissional dessa área desenvolve, analise, projeta, implementa e atualiza sistemas para diversos setores da área de TI (Tecnologia da Informação). Tem noções de gerenciamento, mas sua principal atividade é a criação de sistemas informatizados. Ele programa computadores e desenvolve softwares que permitam o melhor aproveitamento das máquinas, a ampliação de armazenamento de dados e maior velocidade no processamento das informações.
Um analista pode ainda se dedicar à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para a internet e intranet, criando assim, estruturas de programas compatíveis com as necessidades de uma empresa.

Curso:
Há fundamentalmente dois "tipos" de curso: Um mais generalista, outro mais específico para banco de dados, porém o currículo de ambos mantém quase as mesmas disciplinas básicas, como cálculo e linguagens de computação. Nas aulas práticas se faz a análise e programação de sistemas, além disso administra redes de computadores. No caso mais específico para banco de dados, o curso é mais aprofundado na área do desenvolvimento, na implantação e na administração do Banco de Dados, neste caso, fazem parte do currículo matérias como, aplicações em comércio eletrônico e internet. Algumas escolas ou universidades exigem estágio de um semestre e um trabalho de conclusão de curso (TCC).
Duração média: de 2 a 3 anos.

Mercado de trabalho:
A procura por profissionais na área de informática está sempre em alta. "Há funções em todas as esferas do pode público que requerem formação nessa área", diz Léony Luis Lopes Negrão, coordenador do curso da Uepa. "E, no setor privado, qualquer empresa precisa manter sistemas informatizados para controle de gastos, preparação da folha de pagamento e emissão de notas fiscais, entre outras operações". Empresas como IBM, HP, Totvs, e DataSul, bem como companhias de telecomunicações e telefonia móvel, são algumas das que costumam contratar o profissional.
Salário inicial: R$1.082,00 (fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e  Tecnologia  da Informação do Estado de São Paulo.)

É isso galera, espero que tenham gostado do Manual dessa semana e continuem ligados lá na page e no twitter.

2 comentários:

  1. Adorei o seu post. Foi bom conhecer um pouco mais sobre essa profissão!
    Amei o seu blog e já estou te seguindo. Adoraria te ver lá no meu também ><

    Beijos da Laris!
    alarisquerfalar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Laris, que bom que gostou do post.
    E muito obrigada ! Vou dar uma passada lá no seu blog também e com certeza vou segui-lo.

    Beeijos.

    ResponderExcluir

Fan Page

Search

Faça Parte!