terça-feira, 30 de julho de 2013

Manual de profissões: Nutrição


E aí galera, o Manual de Profissões dessa semana vai falar de Nutrição.

O que é?
É a ciência que investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar a saúde humana.

O que faz?
O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais e etc. Ele define o cardápio das refeições sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais das pessoas. Orienta e prescreve dietas para pessoas com algum problema de saúde, como: Diabéticos, hipertensos entre outros (qualquer uma cujo o tratamento exija acompanhamento alimentar específico).

Curso
A maioria das disciplinas do currículo básico é da área médica, como: fisiologia, anatomia e bioquímica. Mas boa parte do curso é dirigida a formação profissional com aulas teóricas e práticas sobre a qualidade nutricional dos alimentos, educação e higiene alimentar e avaliação nutricional. Nas aulas práticas se aprende as técnicas de preparo e conservação dos limentos e as alterações que eles sofrem. Disciplinas como patologia, farmacologia, dietoterapia e microbiologia dos alimentos também fazem parte da grade curricular. O estágio é obrigatório, assim como o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Duração média do curso: 4 anos.

Mercado de trabalho
"Restaurantes, lanchonetes, padarias, supermercados e escolas procuram o nutricionista para assessoria e consultoria" diz a coordenadora do bacharelado em Nutrição do Centro Universitário de São Camilo - SP, Sandra Chemin.
O profissional é contratado para fazer o cardápio a ser servido, calcular as calorias, decidir os melhores ingredientes a serem usados, treinar a equipe que prepara a comida de acordo com as normas de higiene e conservação do alimento e ainda para analisar a qualidade do que é servido.
Algumas ONGs procuram o nutricionista para atuar em programas de combate a desnutrição e à fome, o Governo Federal também procura esse profissional para atuar e integrar as equipes de programas sociais. Porém, a área clínica ainda é o principal empregador do nutricionista.

Salário inicial: R$1574,43 (44 horas semanais); Fonte: Federação Nacional dos Nutricionistas.


E aí, curtiram a profissão? Nos conte aqui nos comentários, ou lá no Twitter, ou ainda na nossa Page.

Até a próxima !

0 comentários:

Fan Page

Search

Faça Parte!