segunda-feira, 15 de abril de 2013

Manual de profissões: Engenharia Ambiental

E aí galera, cá estou eu para fazer mais um post na categoria Manual de Profissões, e a profissão de hoje é Engenharia Ambiental.

O que faz um engenheiro ambiental?
O Engenheiro Ambiental, é o profissional capacitado para criar, desenvolver e aplicar tecnologias que protejam o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do solo, e do ar.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho nesse ramo está aquecido e há vagas tanto no setor público, quanto no privado, isso ocorre pois as questões ambientais estão ganhando cada vez mais importância e espaço, já que fazem parte da ordem básica da economia e políticas públicas. Como há uma procura grande por profissionais da área, há muitas vagas disponíveis no mercado. Somente com o diploma de graduação já é possível se inserir no mercado.
O campo de atuação de um engenheiro ambiental é muito amplo, nos setores públicos por exemplo, as vagas estão nas prefeituras, órgãos do meio ambiente, como Ibama, em empresas estatais que atuam nas áreas de tratamento de esgoto e conservação e recuperação de áreas degradadas. Já no setor privado, o profissional capacitado, pode trabalhar em departamentos de planejamento e gestão ambiental de grandes indústrias, como as da área de exploração de petróleo.

O que estuda?
Para você que acha que cursar Engenharia Ambiental é importante ressaltar que o curso é de engenharia, não de ecologia.
"Alguns alunos podem entrar com a ideia equivocada, de que encontrarão Ecologia, matérias de biologia. Contudo, o curso de Engenharia Ambiental tem nas matérias de exatas sua principal base, é uma engenharia como todas as outras" Explica o professor da Unesp, Roberto Wagner Lourenço.

Salário inicial: Em torno de R$2.790,00.


E aí galera, alguém aí curtiu essa profissão? Deixem seus comentário aqui.
Ah, e se tiver alguma profissão que vocês queiram que falemos aqui é só nos dizer lá no Twitter ou aqui mesmo nos comentários.


É isso galera, até a próxima, grande beijo ! ♥

0 comentários:

Fan Page

Search

Faça Parte!