terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Curso técnico


Como todos sabem, nossos dias de folga já estão acabando (nãaaaaaaaao). Enfim, resolvi falar de algo mais importante hoje, e que pode interessar alguns estudantes, principalmente os que já estão no Ensino Médio.
Se você assim como eu está prestes a acabar o Ensino Médio, ou está apenas começando mas está preocupado com o que vai fazer depois que essa fase acabar e não faz a mínima ideia do que quer, e está realmente muito preocupado com o futuro, quase surtando (ok, exagerei, mais essa é mais ou menos a minha situação) uma boa dica é fazer um curso técnico.
Ultimamente estou ouvindo falar muuuuito sobre isso na TV, rádios etc... Todos dizem que os estudantes que cursam/cursaram um técnico conseguem um emprego bem mais fácil do que aqueles que apenas fizeram a faculdade, e o motivo disso, é que no curso técnico além de aprendermos a parte teórica, também aprendemos aparte prática. Dei uma breve pesquisada sobre o assunto, e aqui vão algumas dicas simples e básicas pra quem está pensando em cursar um técnico, mas não sabe como escolher o melhor curso pra você. Bora conferir?
Escolha algo que goste, se identifique, e que provavelmente irá gostar, não tá com nada fazer um curso no qual depois vai se arrepender e não ter a mínima vontade de estudar né?!

Faça uma pesquisa aprofundada sobre aquele curso/profissão que quer, para não chegar lá totalmente despreparado (a), com a pesquisa você chega um pouco mais seguro e preparado para aquele curso, pois já vai saber mais ou menos o que estuda, qual mercado de trabalho, e também não corre o risco de se arrepender depois.


A opção que você coloca -continuar trabalhando e realizar um curso técnico- também deve ser considerada. No entanto amplie também essa possibilidade: Há outros cursos técnicos que não porque irão te preparar para uma profissão de nível superior, mas porque ajudarão a compreender melhor os aspectos relacionados á área que pertencem, podem contribuir para a construção da sua carreira no futuro.

As dificuldades são grandes, mas as opções podem também ser variadas: eis porque a escolha profissional é sempre uma escolha individual, que se relaciona com a realidade social, mas que deve ser assumida com reflexão e responsabilidade por cada um de nós.

Depois de escolhido o curso, o negócio é levar os estudos muito a sério, afinal, aquilo vai ser uma breve preparação para a faculdade. Se depois do curso técnico feito, você decidir que não é aquela área que quer cursar na faculdade, não desanime e não pense que foram dois ou três anos da sua vida jogados fora porque não foi, aquilo pode te ajudar muito no decorrer dos anos, nunca se sabe quando você poderá usar aquele conhecimento a seu favor. O conhecimento é a única coisa que ninguém nunca poderá roubar de nós ! Aprender nunca é de mais! ;)




PS: para ajudar vocês ainda mais, aqui vai um site que dá muuuuuuuitas outras dicas sobre isso e outras coisas relacionadas a estudos o nome do site é Guia do Estudante, lá você pode fazer teste vocacional e muitas outras coisas super legais que podem te ajudar na hora de escolher um curso técnico ou uma faculdade, além de ter todas as informações sobre o ENEM, Prouni e Vestibulares ! Espero que ajude vocês aqui está o site (clica).


2 comentários:

  1. ' Me ajudou muito esse post, sério, muito obrigada !'

    ResponderExcluir
  2. awn, poxa, que bom que ajudou, e muito obrigado por ter visitado o I won't give up! *-*

    ResponderExcluir

Fan Page

Search

Faça Parte!