quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Manual de Profissões: Gastronomia

E o Manual de Profissões dessa semana é sobre Gastronomia.
Bora conferir um pouco mais sobre a profissão?

O que é?
São as técnicas utilizadas para a preparação de alimentos de bebidas na gestão de restaurantes.

O que faz?
O profissional da Gastronomia domina os métodos de segurança alimentar e de planejamento e produção de cardápios de restaurantes de cozinha internacional e nacional, hotéis, redes de lanchonete, bufês, empresas de serviços alimentícios, companhias aéreas e até hospitais.
Pode especializar-se na área de confeitaria, panificação ou em um tipo de culinária específica, como a japonesa, francesa, italiana e etc.
Também é de responsabilidade desse profissional, supervisionar o funcionamento da cozinha, treinar o pessoal, cuidar da tabela de preços, negociar com os fornecedores, manter contato com os clientes e desenvolver estratégias de marketing que visem a rentabilidade. Outra opção é ser consultor, prestando assessoria na abertura de um restaurante ou na mudança de um cardápio de um estabelecimento já existente.

Curso (Bacharelado):
Existem poucos cursos de bacharelado nessa área no Brasil. Desde o primeiro ano, eles mesclam matérias práticas com teóricas. Na parte teórica, os destaques ficam para a parte de história da gastronomia, bioquímica, microbiologia e segurança dos alimentos, funcionamento dos restaurantes, desenvolvimento de pessoal e higiene. A parte prática é composta por disciplinas como coquetéis e drinques, panificação, sobremesas, confeitaria, cozinhas brasileira e internacional, arte em frutas e legumes, enologia, café da manhã e serviço de quarto e cozinha alternativa. Em alguns cursos fazem parte do currículo  aulas de inglês, espanhol e francês instrumentais.
Duração Média: 4 anos.

Curso (tecnólogo):
O bacharelado é mais focado na gestão dos empreendimentos do setor, já o tecnólogo é mais focado na prática (a preparação de alimentos e bebidas). O aluno passa a maior parte do tempo na cozinha, aperfeiçoando habilidades como o manuseio de instrumentos, aprendendo técnicas de preparo, e em aulas de cozinhas específicas, além disso, recebe noções de higiene alimentar e aprende a organizar eventos e banquetes. Há também algumas disciplinas na área de administração e marketing, como custos, gestão de pessoas e empresarial e da legislação que regula o setor. Alguns cursos oferecem matérias especiais, como gastronomia hospitalar, dietas alternativas e técnicas dietéticas.
Duração média: 2 anos.

Mercado de trabalho
De acordo com um estudo realizado pela ECD, empresa de consultoria especializada em food service (mercado de alimentação fora de casa ou nas residências, com consumo de alimentos preparados em estabelecimentos comerciais), o segmento deve alcançar um crescimento de 20% em 2014. "Nas cidades que sediarão a Copa do Mundo, em 2014, aumentam os investimentos para recepcionar os turistas, o que tem contribuído para manter o mercado de trabalho em alta para os profissionais que trabalham em hotéis, bares e restaurantes", diz Lourival Soares de Aquino Filho, do IFCE. Confeitarias, panificadoras, empresas fornecedoras de alimentos, fábricas de pré-cozidos e hospitais são locais que mais demandam profissionais  neste momento.
Salário inicial: R$1.500,00 (fonte: Profª Marina Zanin Sacoman, do CBM).


E aí, se interessaram pela profissão? Querem saber um pouco mais sobre alguma profissão específica? Comente aqui pra gente
E não se esqueçam de dar um like lá no Facebook e um +follow lá no Twitter

Um comentário:

  1. Olá Mariana, muito obrigada. Estou seguindo seu blog também, ele é incrível.

    Beeijos.

    Seguindo no insta também.

    ResponderExcluir

Fan Page

Search

Faça Parte!